5º Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso começa nesta sexta-feira (23)

publicidade

O 5º Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, que terá exibição de produções audiovisuais, oficinas de danças e apresentações culturais com a temática dos povos ciganos, inicia nesta sexta-feira (23.5), a partir das 19h, em Tangará da Serra (243 km de Cuiabá). A ação, que é realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Realizado no mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Povos Ciganos, o encontro tem como objetivo valorizar a ancestralidade dos povos ciganos, especialmente, as mulheres e as lideranças mais antigas.

“Nas filosofias de vida ciganas, as pessoas mais velhas são respeitadas e valorizadas, pois são os nossos mestres e mestras, que mantiveram tradições e o orgulho em sermos ciganos. Assim, escolhemos lideranças pioneiras, tanto nas comunidades mato-grossenses, quanto em nível nacional, para homenageá-las”, ressalta a presidente da AEEC-MT, Rosana Matos Cruz.

A programação inclui o 3ª Encontro de Mulheres Ciganas de MT, que deve reunir em torno de 80 a 100 pessoas em Tangará da Serra. Neste ano, virão ciganos de outros Estados, especialmente para participarem do evento.

Leia Também:  Detran-MT forma nova turma de agente de trânsito para fiscalização

Entre elas, a Conselheira Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR), Edvalda Bispo Santos da Bahia; a Coordenadora da Roda Cigana – Rede Humanitária e representante dos povos ciganos no Comitê que acompanha o Plano Nacional de Políticas Públicas para Povos Ciganos do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Lourdes Côrrea de São Paulo; e a advogada popular Sara Macedo, de Goiás.

A programação do III Encontro de Mulheres Ciganas contará ainda com apresentações culturais com artistas ciganos, oficinas de medicina tradicional cigana, com a Mestra da Cultura Mato-grossense, Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, oficinas de danças ciganas com Sara Macedo (Goiânia), e oficina de circo para crianças com Jaque Roque (Cuiabá).

Além destas, outra ação que ocorrerá é a Mostra Calon Lachon, com a exibição de várias produções audiovisuais que abordam a temática dos povos ciganos. A atividade ocorre na sexta-feira e sábado (23.5 e 24.5) na Chácara WR, em Tangará da Serra.

Na programação da mostra está o lançamento de seis curtas metragens produzidos pela AEEC-MT nos últimos dois anos, dos quais cinco são episódios da minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado” e sexto é o vídeo “Chibe”. O média-metragem convidado especial da mostra será “De Baixo Das Lonas, Tudo É Mais Bonito!”, dirigido pelo cineasta Calon circense, Roy Rógeres, mais conhecido como “Tati, a Cigana”.

Leia Também:  Seduc divulga gabaritos definitivos para o preenchimento das 4.425 vagas nas escolas estaduais militares

A minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado” aborda em cinco episódios a relação das mulheres do tronco étnico Calon, as Calin, com a natureza e a cultura cigana, consideradas por elas como inseparáveis e únicas. Enquanto que o vídeo “Chibe” traz um registro da Oficina de Chibe: Reavivando A Língua Calon, realizada nas comemorações do maio Cigano em 2024, também no município de Tangará da Serra.

Das programações, apenas as da Mostra Calon Lachon são abertas ao público. As demais são exclusivas para pessoas ciganas e convidadas.

Para mais informações: @aeecmt

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade