Corpo de Bombeiros age rápido e impede que fogo se alastre por prédio em Cuiabá

CBMMT

publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite desta quarta-feira (21.5), um incêndio em um apartamento de um prédio localizado no bairro Quilombo, em Cuiabá. A ação rápida das equipes, aliada à presença de medidas de segurança da própria edificação, contribuiu para o controle ágil das chamas, impedindo que o fogo se alastrasse para outros apartamentos do edifício.

A equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 18h10. De acordo com moradores do prédio, o incêndio teria começado em um apartamento que estava desocupado no momento.

Imediatamente, quatro viaturas foram deslocadas para atender a ocorrência, como medida preventiva para garantir reforço na operação de combate às chamas.

De acordo com o major BM Ítalo Augusto Diniz dos Santos, oficial de área que acompanhou a ocorrência, o incêndio teve início em um apartamento localizado no 17º andar. As equipes atuaram de forma rápida, utilizando os recursos do próprio sistema de segurança da edificação, como hidrantes e dispositivos de alarme e pânico, o que facilitou a contenção do fogo com agilidade.

Leia Também:  Governo entrega reforma do Arquivo Público e inaugura Espaço Memórias nesta quinta-feira (09)

“A estrutura de prevenção do prédio estava funcionando corretamente, o que fez toda a diferença para o sucesso da operação”, afirmou.

O combate às chamas foi realizado exclusivamente com o uso dos hidrantes internos do edifício, não sendo necessário utilizar a água das viaturas. Esse fator reforça a importância da manutenção periódica dos sistemas de segurança contra incêndio em prédios residenciais.

O incêndio atingiu somente a cozinha do apartamento, não se propagando para os demais cômodos, que permaneceram intactos, apresentando apenas a presença de fuligem.

“Os indícios levam a crer que a zona de origem do incêndio foi na cozinha. Ainda não é possível determinar o ponto exato onde o fogo começou; somente uma perícia poderá confirmar com precisão. É importante salientar que a ação rápida dos militares, aliada às medidas de segurança contra incêndio e pânico do prédio, contribuiu para uma resposta ágil e eficiente”, afirmou o major Diniz.

Ainda segundo o oficial, a atitude preventiva da moradora, que manteve as portas dos ambientes fechadas antes de sair do imóvel, teve papel importante na contenção do fogo.

Leia Também:  Polícia Civil e ANP fiscalizam distribuidora de combustível para apurar fraude na comercialização de diesel

“Esse simples ato de fechar as portas quando saiu de casa ajudou significativamente a evitar que o incêndio e a fumaça se espalhassem para outros cômodos, o que reduziu os danos e contribuiu com o trabalho da equipe de combate”, disse.

Após a extinção do incêndio, os militares orientaram a síndica do prédio a manter desligados o fornecimento de energia elétrica e o sistema de gás do apartamento afetado, como medida preventiva, até que uma avaliação técnica especializada seja realizada. Graças à rápida resposta dos bombeiros e à estrutura de segurança do edifício, ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade