Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (16), o senador Jayme Campos (União-MT) informou que protocolou um projeto que direciona às pequenas e microempresas um percentual de 25% das operações de crédito dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).
O senador destacou que a Lei dos Fundos Constitucionais de Financiamento (Lei 7.827, de 1989) prevê tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e microprodutores rurais e pequenas e microempresas. No entanto, as instituições financeiras que ream os recursos não são obrigadas a cumprir o que estabelece a norma.
— O nosso projeto pretende sanar essa falha. É fundamental desburocratizar e democratizar o o ao crédito no nosso país, como política de Estado, para a retomada do desenvolvimento — disse.
O senador afirmou ainda que o projeto reforça o papel dos fundos constitucionais, preservando a política pública de geração de emprego e renda “nos setores mais desfavorecidos”, com o o ao crédito a taxas subsidiadas para a reparação dos desequilíbrios regionais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado