Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

Redação GPSLula demite Silvio Almeida após acusações de assédio

publicidade

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
Redação GPS

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (6), a demissão do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida , após a revelação de graves acusações de assédio sexual. A decisão foi tomada após a publicação das denúncias na coluna de Guilherme Amado, no portal *Metrópoles*, e após uma conversa entre o presidente e o ministro.

Em nota oficial, o Palácio do Planalto afirmou que “diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa, o presidente Lula decidiu pela demissão”. O documento destacou que “o governo federal reitera seu compromisso com os direitos humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

Mais cedo, em entrevista à Rádio Difusora Goiana, Lula já havia dado indícios de que Almeida deixaria o cargo, afirmando que “meu governo tem a prioridade de fazer com que as mulheres se transformem em uma parte importante na política nacional. Eu não posso permitir que tenha assédio”.

Leia Também:  Caio Dutra: "Inscrições abertas para a segunda edição da Escola Carnavalesca"

O caso envolve acusações de assédio sexual contra o ministro, sendo que uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A organização *Me Too Brasil*, que acolhe vítimas de violência sexual, confirmou que foi procurada por mulheres que relataram episódios de assédio envolvendo Almeida.

O agora ex-ministro negou as acusações, classificando-as como “mentiras” e anunciou que acionaria a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Justiça para investigar o caso como uma “denunciação caluniosa”. Em defesa, Almeida afirmou: “Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim”.

Além da demissão, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu um procedimento preliminar para investigar as acusações, enquanto a Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar o caso.

The post Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade