SES promove webinário para mobilizar gestores da saúde para a doação de leite humano nesta segunda-feira (26)

Os municípios que tiverem dúvida sobre a implementação das estratégias de amamentação podem consultar a cartilha da SES Crédito - Secom-MT

publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, na próxima segunda-feira (26.5), das 9h às 10h30, o webinário “Maio Branco”, que celebra o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru (15 de maio), o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio) e o Dia Mundial de Proteção da Amamentação (21 de maio). O evento terá transmissão pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública (ESP-MT).

Segundo o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rodrigo Carvalho, o objetivo do webinário é mobilizar os gestores e profissionais da saúde sobre a importância das mobilizações sociais como ferramentas de diálogo para a implementação de estratégias em suas unidades de saúde.

“Cada uma destas datas comemorativas traz um compromisso para o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil em Mato Grosso, que tem impacto direto na saúde da população, em todas as suas etapas, da gestação, ao trabalho de parto, nascimento, amamentação e apresentação de novos alimentos, na perspectiva dos determinantes da saúde, da regulação de mercado, da justiça social e da preservação das culturas alimentares”, explicou.

Leia Também:  Polícia Militar frustra tentativa de furto à agência bancária e prende suspeito em Cuiabá

A capacitação contará com a assistente social Laura Cristina de Moura (do Hospital Beneficente Santa Helena), a pediatra Virgínia Beatriz (do Hospital Regional de Rondonópolis) e a enfermeira Carmem Ramão (do Escritório Regional de Saúde de Sinop) como palestrantes.

Elas abordarão, respectivamente, os temas “Em seus braços, eu me desenvolvo”, “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança” e “Vivências na Proteção da Amamentação, na região de saúde do Teles Pires”. Rodrigo Carvalho será o moderador do evento.

Carmem Ramão avalia que é importante mobilizar as Vigilâncias Sanitárias para ações educativas e de fiscalização da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

“Para somar forças com os demais setores envolvidos com a orientação e para ar conhecimento para a população no que se refere à amamentação e aos cuidados com os bebês”, destacou.

Os municípios que tiverem dúvida sobre a implementação das estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação e alimentação complementar saudável em Mato Grosso podem consultar a cartilha elaborada pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde por meio deste link.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em kitnet em Campo Verde

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade